Saiba mais nos links abaixo:

POR TRÁS DAS LENTES

 

O trabalho do fotógrafo Paulo Arias nasceu como um registro poético das diversas facetas da desigualdade social, captadas pelo olhar de quem percorreu a Europa, América do Sul e áfrica, atuando em instituições que promovem o desenvolvimento econômico e social. As imagens produzidas nesse contexto são capazes de questionar nosso modo de vida e podem ser consideradas um protesto contra as tristes condições de vida de grande parte da sociedade e também um convite à participação de todos na luta pela justiça social, pelos direitos humanos e pelo respeito à diversidade.

 

Mas a partir de 2008, de volta ao Brasil, Paulo Arias descobre novos caminhos na fotografia. Começa a trabalhar na cena de rock independente paulista e a produzir ensaios para peças teatrais. O mergulho na arte traz bons resultados: em 2009, é um dos selecionados no concurso Photo For Peace Photo for Tolerance (Veneza, Itália), com uma foto sobre o carnaval GLBT de SP. Em 2010, ganha o 1o lugar na categoria profissional no V Prêmio Baixada Santista Através das Lentes.

 

Na busca por aprimorar os conhecimentos teóricos, em 2010 torna-se aluno especial na Escola de Comunicação e Artes da USP, cursando a disciplina de pós-graduação "A Linguagem da Fotografia", ministrada pelo professor Atílio Avancini. Durante as aulas, cria-se um grupo de fotografia: o  coletivo [Flanerie]24, realizando diversas saídas fotográficas focando na vida 24h da R. Augusta, culminando numa exposição na ECA.

Ainda na USP como aluno especial, cursou a disciplina "Recepção Estética em Museus de Arte" do programa de pós-graduação interunidades em Estética e História da Arte. A disciplina foi ministrada pelo professor João Augusto Frayze-Pereira e pela professora Lisbeth Rebollo.

A incursão na academia fez o fotógrafo direcionar as lentes para um novo campo: a arte de fotografar usando celulares. Ao explorar as possibilidades desssa nova faceta, produziu diversos ensaios e conquistou, em 2012, o 1o  lugar no Prix de La pHotographie Paris - Altered images - "Fine Art" e também uma menção honrosa no 10. IPA Awards.

Além disso, seus trabalhos foram publicados em diversas revistas, incluindo algumas edições da Photo Magazine. O fotógrafo possui ainda um extenso portfolio de fotografia corporativa, além de ter realizado diversas coberturas de eventos e casamentos. Atualmente, mora em São Carlos e se divide entre a fotografia profissional e sua outra profissão: consultor pela Arias Gestão Sustentável.

(2002 - 2020) Paulo Arias    -    São Carlos, SP Brasil.

As imagens e textos  estão protegidas pela lei de direitos autorais e não podem ser utilizadas sem autorização.

  • Instagram Social Icon
  • eyeem_app_512
  • Flickr Social Icon
  • Facebook Social Icon